terça-feira, 22 de abril de 2014

5 UTILIZAÇÕES DA ERVA MATE, ALÉM DO CHIMARRÃO

A erva-mate é típica do sul do Brasil, mas é encontrada em diversas regiões do país, sendo muito popular por causa do chimarrão. No entanto, sua composição química permite que ela seja aproveitada de diversas outras maneiras nem tão conhecidas, mas extremamente úteis no nosso dia a dia. Isso ocorre porque esta planta é rica em vitaminas e sais minerais, auxiliando a atividade digestiva, diurética e servindo como antioxidante e estimulante natural.
Veja a seguir 5 diferentes utilidades que essa erva possui - além da bebida tradicional - e aproveite seus benefícios também em outras áreas!

Cosméticos

O extrato das folhas e a clorofila presentes na erva-mate, permitem que ela seja utilizada em inúmeros cosméticos, especialmente em cremes e produtos para o cabelo. A erva possui flavonoides em grande quantidade, que são antioxidantes vegetais e por esse motivo previnem o envelhecimento. Assim, os produtos para beleza feitos a partir do extrato da planta ajudam na hidratação corporal, além de reporem os nutrientes que sua pele e seus cabelos diariamente perdem. Embora não seja tão comum em nosso país, já existem até tintas para cabelo feitas do extrato da erva-mate, substituindo os amoníacos tão prejudiciais ao couro cabeludo.
http://www.gauchosonline.com.br/agua-de-cheiro-para-tecidos-erva-mate-pr-62-358050.htm

Higiene geral

Extratos específicos da erva-mate e seu óleo essencial também possibilitam que ela seja aproveitada em variados produtos para higiene. Artigos como sabonetes, bactericidas, esterilizantes e até produtos para tratamento de esgoto são desenvolvidos a partir da erva e possuem uma excelente capacidade de limpeza.

Medicamentos

Outra área que a erva-mate atende é a da saúde. Muitos efeitos positivos podem ser obtidos simplesmente bebendo este chá, pois a erva é rica em vitaminas, fibras e cálcio. Dessa forma, ela previne a osteoporose, combate o colesterol ruim e sintomas de gota, controla as funções cardíacas e respiratórias, bem como auxilia o intestino para um bom funcionamento.
No entanto, a erva-mate também tem sido utilizada em vários compostos médicos, a fim de fornecer tratamento contra hipertensão, bronquite e pneumonia. Estudos recentes apontaram a possibilidade da erva-mate inclusive agir no combate ao diabetes e alguns tipos de câncer.

Energéticos e emagrecedores

As substâncias encontradas nesta planta são poderosos estimulantes físicos, já que a erva-mate funciona como vaso-dilatador e acelera o ritmo cardíaco. Isso significa que, ao ingeri-la, o metabolismo fica acelerado, gastando mais energia e, consequentemente, queimando mais gordura. Por esse motivo, a erva-mate tem grande serventia como energético para a prática de atividades físicas. E, do mesmo modo, funciona de forma muito eficiente como emagrecedor, pois inibe a aquisição de gordura pelo organismo, principalmente quando ingerida junto das refeições.

Alimentos

As utilidades da erva-mate se estendem até mesmo aos alimentos do nosso cotidiano. A clorofila e o óleo essencial da erva, processados pela indústria alimentícia,  permitem que ela seja utilizada como um corante natural, além de conservante para uma série de comidas. Alguns dos alimentos mais beneficiados por essas propriedades são o sorvete, as balas, os bombons e o caramelo.
Sabe-se atualmente que a erva-mate tem mais propriedades antioxidantes que o próprio chá-verde. Por isso, bebê-la no chimarrão, tereré ou como chá, por si só, já é bastante benéfico para sua saúde, evitando o envelhecimento e doenças relacionadas a essa condição.
Contudo, há muitas outras qualidades da erva-mate que podem ser aproveitadas em produtos e alimentos. Agora que você as conhece, que tal fugir um pouco do costume e se beneficiar dessa erva também de outras maneiras?

E você, como costuma usar a erva-mate, além do querido chimarrão?
http://www.gauchosonline.com.br/chimarrao-ct-2-358050.htm
Deixe seu comentário abaixo e vamos trocar nossas experiências e conhecimentos.

2 comentários:

  1. Olá Gaúchos. Achei super interessante essas dicas, e fiquei curiosa para conhecer esta fragância... faz bem para a saúde em todos os sentidos... adorei =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde Amiga Paola, virão novidades em breve!!

      Excluir

O seu comentário faz parte dos nossos interesses