quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sensacional!!

Alpargatas e Bombachas: De onde surgiram essas ideias?

Tu podes até não usar, mas, certamente, já viste muito gaúcho vestindo as famosas bombachas e as cômodas alpargatas. Tem quem ache a vestimenta um pouco fora de moda, mas, também, há quem goste bastante do conforto proporcionado por esse conjunto, que compõe o traje do gaúcho tradicionalista, mas que anda atraindo olhares até dos mais modernos. Provavelmente tu já deves ter te perguntado de onde veio essa tendência, né? Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre a origem e o uso das bombachas e das alpargatas. Confira!

Bombacha: da Crimeia ao Sul

A Origem da bombacha tem algumas versões, mas uns dos primeiros usuários dessa indumentária foram os "Zuavos". Esse grupo de soldados árabes, que estavam sob o domínio francês, vestiam a bombacha como uniforme de guerra. Muito se popularizou durante a Guerra da Crimeia, no século XIX.
Confeccionada também na Inglaterra, ganhou notoriedade a partir de uma feminista americana, que utilizava a calça larga, dando o nome "Bloomer" ao item. De lá, se popularizou na Rússia e na Espanha.
Em algumas versões da história, a chegada da bombacha à América do Sul deu-se por conta de seu mercado ter fechado no leste europeu. Já na América Latina, o folclore aponta para a origem da vestimenta a partir dos espanhóis, que trazida pelos Maragatos, os quais povoaram, entre outros territórios, as regiões uruguaias de São José e Santa Luzia, teve bastante notoriedade durante a Guerra dos Farrapos.
Nos pampas gaúcho, a bombacha também era uma alternativa para cobrir as calças puídas. Apesar das variadas conclusões sobre sua origem, este item permanece até hoje na vestimenta de muitas pessoas, principalmente nas dos gaúchos tradicionalistas.
Clique aqui:

Customizada e fashion

Apesar de ser uma vestimenta popular entre os homens, as bombachas têm ganhado preferência entre as mulheres. Com algumas modificações e customizações, a calça tradicional passou a se chamar “saruel” ou, também, "saruel-abombachadas", uma variação fashionista do item. Assim, do pampa, ela passou a ser vista nas passarelas, nas ruas e, até mesmo, no seu lugar de origem – usada como uniforme.

Alpargatas: sapatilhas francesas

As alpargatas aparecem em diversas épocas da história mundial. Muitas remetem ao período industrial e outras à década de 1980, quando ganhou popularidade na França. Nesse período, os calçados eram utilizados por trabalhadores de docas locais, mas foi somente na Espanha que ele passou a ser integrado à vestimenta do dia a dia.
Contudo, a alpargata fez história no Rio Grande do Sul, por conta dos gaúchos que trabalhavam no campo e não possuiam dinheiro para comprar botas de couro.
O calçado popular no Sul também é bastante conhecido na Argentina e no Uruguai, devido à histórica Guerra dos Farrapos. Assim, passou a ser um acessório fundamental no traje dos gaúchos tradicionalistas.
Clique Aqui:

Popularidade e diversidade

Normalmente feitas de tecido leve e com um solado de cordas, as alpargatas ganharam diversos modelos novos. E, ultimamente, não são só os gaúchos pilchados que utilizam o calçado. Coloridos, estampados e, até com sola de borracha, elas conquistaram a todos e todas, passando a ser um item prático e básico.


Se tu gostaste do post, não esqueça de deixar o teu comentário abaixo! Valem curiosidades, dúvidas ou sugestões de assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário faz parte dos nossos interesses